terça-feira, 27 de novembro de 2007

KNoJO!

Sabia que engole mais de um litro de muco por dia? Sabe o que provoca o mau hálito e o suor? E o que provoca os barulhos estranhos do estômago ou a composição dos macacos do nariz? Uma exposição verdadeiramente repugnante mas divertida, intitulada Knojo!, é a proposta do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para explorar a ciência indiscreta do corpo humano.


Knojo! promete desmistificar e abordar sem tabus tudo aquilo que é desagradável no nosso corpo. "A ciência e a tecnologia estão em todo o lado à nossa volta mas também dentro de nós e, mesmo as coisas desagradáveis e nojentas quando explicadas tornam-se interessantes e divertidas", garantiu o director do Pavilhão, António Gomes da Costa.


Nesta viagem pelo corpo humano, as boas vindas são dadas pela boneca Sua Alteza Nojenta que diz que todos os organismos têm este lado menos agradável, sinal de que não "estão mortos e enterrados".


"Knojo! permite-nos fazer o exorcismo das questões reprimidas desde criança e é capaz de não ultrapassar a fronteira entre o mau gosto e o que pode ser objecto de curiosidade", acrescentando que "a linha entre a vulgaridade e o génio é muito ténue". Mariano Gago brincou dizendo que "há coisas mais nojentas dentro do cérebro de muitas pessoas do que o que está na exposição".



(Faço aqui um apelo a todos os visitantes do Aula: se tiverem dúvidas, basta deixarem uma mensagem na caixa de mensagems "Vamos Conversar?", na parte direita do site, ou podem comentar o post.)

Sem comentários: