sexta-feira, 22 de junho de 2007

Os Fogos Florestais

Agora que o Verão começou, é necessário redobrar a responsabilidade e repensar todos os nossos comportamentos. Nesta época de calor têm havido muitos fogos florestais nos últimos anos, como todos sabemos. Devastaram uma extensa área da nossa "parte verde". Um dos piores até hoje (senão o pior) foi o de 2003. Os meses em que mais se registam fogos florestais são Julho, Agosto e Setembro.

Existem uma série de medidas (a maior parte delas partem da educação própria de cada pessoa e do seu bom senso) que podem ser respeitadas para que estas catástrofes diminuam. Por exemplo, será preciso continuar a repetir e a implorar para as pessoas não deixarem lixo na floresta? Nunca faça queimadas ou fogueiras no interior de florestas ou matas, limpe o mato. Se não são capazes de adoptar medidas ambientais deste género, as pessoas poderiam fazer um favor ao ambiente não frequentando estes locais...

É de louvar a atitude de muitos jovens (e não só) que hoje em dia disponibilizam um bocadinho das suas férias de Verão para fazer voluntariado nas florestas.

Ainda não mencionei as espécies animais. Alguns animais morrem, outros ficam sem habitat. Durante os fogos, são libertados gases e outras partículas que podem ser responsáveis por alguns impactos ambientais. As terras por onde lavraram incêndios perdem qualidade - pode originar cheias e/ou deslizamentos quando sujeita a grandes chuvas, ficam mais vulneráveis e menos permeáveis. As populações que vivam próximas do local onde o fogo deflagra também ficam muito afectadas. Há destruição das vias de comunicação, como as linhas de telefone, as estradas ficam cortadas (com a queda de árvores, por exemplo) e inúmeros bens ardem.

Neste site há muita informação sobre os fogos florestais.

Perante esta grande catástrofe, é possível ficar de braços cruzados?

Sem comentários: