terça-feira, 13 de março de 2007

Discussão

Já pensaram porque é que a água apaga o fogo???

3 comentários:

AnaCristina disse...

Para que exista fogo (combustão), são necessárias três coisas: (1) combustível, (2) oxigénio e (3) calor (na verdade, alta temperatura). Se um desses factores for retirado, o fogo apaga-se. A água, portanto, elimina um desses factores.
Quando um prédio está em chamas, por exemplo, não é possível eliminar o combustível, que é o próprio prédio, nem o oxigénio, que está em abundância na atmosfera. Então os bombeiros jogam água, que serve para reduzir a temperatura do local do incêndio.
No entanto, se houver excesso de água, é possível que o factor eliminado seja o oxigénio. Tente, por exemplo, mergulhar uma vela dentro de um caldeirão. Mesmo que a temperatura da água seja altíssima (em altas pressões, é possível aquecer a água a uma temperatura muito superior a 100ºC, sem que ela evapore), a chama apagará, porque na água não há oxigénio suficiente.

www.searadaciencia.ufc.br

Anónimo disse...

eeeeepa voces kom a biologia sao demais....nem vos percebo....:S tou a gozar pessoal.......
Um beijao muito grandao grandao grandao grandao grandao grandao grandao grandao grandao grandao grandao grandao grandaograndao pa minha professora preferida.............................:D

Jerónimo disse...

Fiquei esclarecido. :D